Como aliviar e prevenir os sintomas da menopausa

A menopausa é um estágio normal na vida reprodutiva das mulheres, é o desaparecimento definitivo da menstruação. Isso faz com que nosso cérebro capte a diminuição dos hormônios e nos sentimos diferentes. Essa ausência de menstruação não ocorre repentinamente, mas, durante um período de tempo, a mulher começa a ter interrupções no seu ciclo.

Quando a menopausa aparece e quanto tempo dura?

A menopausa geralmente aparece por volta dos 50 anos, é o habitual, no entanto, às vezes pode ocorrer mais cedo, entre 40 e 45 anos. Também pode ocorrer mais tarde, por volta dos 55 anos.

Em média, a duração de todo esse período hormonal pode estar entre 10 e 15 anos, divididos em duas fases:

  • Pré-menopausa: tempo antes da última menstruação que dura entre três e cinco anos.
  • Pós-menopausa: tempo desde a última menstruação. Dura entre sete e dez anos.

Aliviar os sintomas da menopausa

Estima-se que cerca de 85% e 90% das mulheres sofram de distúrbios relacionados à menopausa.  Se os sintomas forem muito intensos, é recomendável consultar o médico ou usar suplementos naturais como o ginsoy que é um ótimo produto para combater os sintomas da menopausa.

O mais importante é ter uma atitude positiva e não ficar deprimido com isso e, claro, não mudar nosso bom humor . Podemos tentar aliviar os sintomas da menopausa de diferentes maneiras:

  • Ondas de calor: é muito comum que as mulheres sofram insolação durante a menopausa e elas não têm uma causa aparente que as causa, por isso é conveniente observar por que elas podem estar ocorrendo e tentar detectar se há algum elemento desencadeante para fazer algo a respeito. É aconselhável evitar comer alimentos ou bebidas quentes, além de tomar apimentado, também devemos evitar o máximo possível o consumo de álcool e café.
  • A secura vaginal:  Ter sexo em qualquer idade é altamente recomendado e é claro que é importante para continuar com as relações , para remediar este sintoma, é melhor para usar lubrificantes ou cremes com estrogênio tópicos. Por outro lado, o fato de cuidar da higiene íntima é especialmente importante nesta fase da nossa vida.
  • Incontinência: para reduzir esse problema que tanto preocupa as mulheres, é altamente recomendável realizar exercícios de Kegel, que consistem em fortalecer os músculos do assoalho pélvico, realizando contrações rápidas e repetidas.
  • Insônia: antes de tomar medicação para dormir, você pode tentar resolver o problema adquirindo um bom hábito de dormir.
  • Falta de concentração: é outro problema relacionado à menopausa, problemas relacionados à concentração e memória surgirão após a menopausa. A melhor coisa que podemos fazer é ler regularmente , pois exige que a pessoa esteja concentrada, tentar explicar o que foi lido para alguém ou escrevê-lo em grande detalhe também nos ajudará a exercitar nossa memória.
  • Músculos e articulações dolorosos: as alterações hormonais que ocorrem com a menopausa podem causar intensidade da dor nos ossos e articulações; portanto, recomenda-se exercitar e cuidar dos alimentos para não ficar acima do peso e forçar o trabalho dos ossos. Entre os exercícios físicos a fazer, é aconselhável ir à academia e realizar atividades de manutenção ou exercícios de pilates, evitando exercícios como correr, pois podem causar problemas no joelho.

Produtos naturais recomendados para aliviar os sintomas da menopausa

  • Óleo de magnésio: se aplicarmos magnésio diretamente com uma massagem, podemos absorvê-lo mais rapidamente do que por via oral e obteremos um efeito relaxante em toda a musculatura, o que pode ser muito útil diante de mudanças de humor e momentos de irritabilidade. Também podemos tomar ervas com efeito calmante, como maracujá e valeriana.
  • Óleo de prímula : é essencial para qualquer mulher de qualquer idade, ajuda a combater a pele seca e melhora o estado das unhas e cabelos.
  • Ácidos graxos essenciais: ômega-6 e ômega-3 nos ajudam a normalizar hormônios. O ômega-3, que devemos tentar introduzir ao máximo em nossa dieta, é encontrado em sementes como linho ou cânhamo, nozes e também em peixes azuis. O ômega-6 é encontrado em legumes, óleo de girassol ou óleo de milho.

Outras recomendações

A menopausa é um bom momento para mudar nosso estilo de vida, embora existam algumas dicas gerais que devem ser seguidas por quem deseja ter um bom estado de saúde. Durante a menopausa, a ampliação dos cuidados com o corpo é vital para o envelhecimento da população. melhor condição possível. Recomendamos que você mantenha as seguintes recomendações em mente:

  • Pare de fumar: é bom parar o tabaco a qualquer momento, mas durante a menopausa é mais do que o recomendado , pois esse hábito pode enfraquecer os ossos e irritar a bexiga, com a qual intensificaremos os problemas decorrentes da menopausa.
  • Melhore sua dieta: tente comer dietas o mais saudável possível, rica em fibras e vegetais, isso ajudará você a melhorar o trânsito intestinal, obter a nutrição necessária para o seu dia-a-dia e perda de peso adequada.
  • Pratique regularmente: o exercício não apenas ajudará você a manter seu peso ideal, mas também a adormecer melhor à noite e a melhorar seu humor.

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